Google+ Followers

Seguidores

Bolo decorado com pasta americana

INGREDIENTES

Pão de Ló de chocolate
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 xícara das de chá de chocolate em pó
1 colher das de sopa de fermento em pó
2 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de água
4 colheres das de sopa de óleo
6 ovos

Recheio do Ganache de Chocolate ao Leite
1 kg e 800 g de chocolate ao leite
900 g creme de leite de lata

Calda para umedecer o bolo
2 xícara das de chá de água
1 xícara das de chá de açúcar

Pasta Americana
250 ml de água
5 colheres das de sopa rasa de gelatina em pó se sabor
5 colheres das de sopa cheia de glucose de milho
7 colheres das de sopa de gordura vegetal hidrogenada
aproximadamente 3 kg de açúcar impalpável

Glacê Real
1 clara de ovo
220 g de açúcar impalpável
1 colher de chá de suco de limão

MODO DE PREPARO

Pão de Ló de Chocolate:
Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve Misture a água e o óleo em um recipiente. Reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar esbranquiçado e aumentar de volume (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade baixa e despeje a mistura de água e óleo. Retire da batedeira, e com o auxílio de uma espátula ou batedor manual (fouet) acrescente a mistura de farinha e chocolate aos poucos, mantendo o volume da mistura. Leve para assar em forno a 180 graus, em forma untada com margarina ou manteiga e polvilhada com farinha de trigo, até que ao espetar um palito no centro do bolo este saia limpo. Para fazer o bolo maior, são necessárias 2 receitas, cada uma feita em uma forma redonda de 30 cm de diâmetro. Para o bolo menor, basta uma, assada em duas formas de 20 cm de diâmetro.

Recheio do ganache de chocolate ao leite
Pique o chocolate em pedaços Aqueça o creme de leite em uma panela grande, sem deixar ferver. Acrescente o chocolate ao leite picado, e mexa até que fique uniforme. Esta receita de recheio é suficiente para rechear os dois bolos

Calda
Leve os ingredientes ao fogo até ferver. Desligue o fogo, espere esfriar e reserve.

Pasta Americana
Coloque a água em uma panelinha ou tigela que possa ir ao banho-maria. Polvilhe a gelatina sem sabor por cima, e aguarde alguns minutos, para hidratar. Leve ao banho-maria e mexa até que a gelatina tenha se dissolvido. Acrescente a gordura vegetal e a glicose, e mexa até que tudo se dissolva. Retire do fogo.
Peneire 1,5 kg de açúcar impalpável em uma tigela grande, despeje a mistura de glicose, gordura e gelatina e mexa. Continue acrescentando açúcar e quando a mistura estiver como um creme bem espesso, a massa poderá ser guardada na geladeira, no ponto de massa-mãe. Para obter o ponto de utilizar a pasta americana para cobrir o bolo, continue acrescentando açúcar, passe a mistura para uma bancada polvilhada com açúcar, e continue sovando e acrescentando açúcar até que a massa se desprenda da bancada e das mãos, mas continue macia. Sempre deixe embalada em filme plástico para que não seque.

Glacê Real
Coloque a clara na batedeira, acrescente o açúcar e ligue a batedeira em velocidade baixa. Junte o suco de limão e continue batendo até dar o ponto. Para fazer o trabalho de ponto cestinha, são necessárias 3 receitas de glacê real. Acrescente corante em gel marrom até obter o tom desejado. Caso deseje usar o pó para o preparo de glacê, use 800 g de pó e acrescente água conforme instruções da embalagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Danete de chocolate caseiro

INGREDIENTES 4 colheres das de sopa cheias de amido de milho (maisena) 3 colheres das de sopa de cacau 3 gemas 1 litro de lei...