Google+ Followers

Seguidores

Broinhas de bananas carameladas

INGREDIENTES

Broinhas
Fermentação
30 g de fermento biológico
2 colheres das de sopa de açúcar refinado (30 g)
1/2 xícara das de chá de leite morno (120 ml)
100 g de farinha de trigo

Massa Especial
1 ovo tipo jumbo (60 g), ligeiramente batido
1 colher das de sopa de açúcar de baunilha
250 g de manteiga extra sem sal, macia
1 colher das de sobremesa de raspas de limão
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

MODO DE PREPARO

Utilizando a tigela grande da batedeira ou uma tigela dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite e a farinha de trigo (100 g) e bata rapidamente até ficar homogêneo. Deixe crescer por 15 minutos. Em seguida, agregue os demais ingredientes e parte da farinha de trigo e bata na batedeira com os batedores de massa pesada até obter um creme bem liso e brilhante. Junte o restante da farinha, aos poucos, e continue batendo até obter uma massa lisa e muito macia. Deixe a massa crescer até dobrar de volume.


Bananas Carameladas
2/3 xícara das de chá de açúcar refinado (120 g)
6 bananas nanicas maduras e inteiras
50 ml de suco de laranja coado na hora
25 ml de suco de limão
1 colher das de chá de canela em pó

MODO DE PREPARO

Em uma frigideira média caramelize o açúcar em fogo médio, mexendo de vez em quando. Junte as bananas inteiras, regue com os sucos, polvilhe com a canela e deixe cozinhar até que estejam macias. Coloque as bananas cozidas em uma peneira e deixe escorrer por uma hora.


Para Envolver
1 xícara das de chá de açúcar refinado
1 colher das de sobremesa de canela em pó
açúcar de confeiteiro (para polvilhar por cima)


Montagem das Broinhas:
Deixe a massa levedar até dobrar de volume, abra-a sobre a bancada levemente enfarinhada e divida-a em 40 porções. Em seguida, abra cada porção na palma da mão, aplique um bom pedaço de banana caramelada no centro e feche bem, formando uma broinha. Distribua as broinhas sobre assadeiras ou chapas ligeiramente untadas e enfarinhadas e deixe-as crescer novamente. Em seguida, asse-as em forno preaquecido à 180ºC até que estejam ligeiramente douradas. Deixe amornar por dois ou três minutos e envolva as broinhas ainda quentes pela mistura de açúcar e canela. Por último, polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Dicas:
- Caso você não tenha o açúcar de baunilha não há problema! Basta você agregar à massa uma colher das de sopa de açúcar refinado (além dos 30 g) e uma colher de chá de essência de baunilha.
- Substitua as bananas carameladas por pedaços de goiabada, de chocolate bem picado, ou mesmo por doce de leite ou um delicioso doce de maçãs e passas.
- Não deixe as broinhas passarem do ponto no forno, pois não ficarão tão macias e “derretendo” na boca. O ideal é você assá-las normalmente, deixando-as com um dourado claro.
- O rendimento será de 40 broinhas médias.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Danete de chocolate caseiro

INGREDIENTES 4 colheres das de sopa cheias de amido de milho (maisena) 3 colheres das de sopa de cacau 3 gemas 1 litro de lei...